Tashi Delek Losar! Feliz Ano Novo Tibetano!

O Ano Novo Tibetano é comemorado em um período de um mês de duração. Para os tibetanos é uma ocasião de grandes festas, conhecida por sua música, danças e um espírito geral de celebração.

Estamos nos aproximando do final deste período que será comemorado no Tibet no dia 05 de Fevereiro, e aqui no Espaço Tibet nos dias 09 e 10 de Fevereiro.

Venha festejar conosco! Estamos nos preparando para recebê-lo com uma decoração especial e rituais que inspiram boas energias para o ano que se inicia, além de nosso tradicional ambiente inspirador e sabores únicos.

Aguardamos você!

*Atendimento exclusivamente por ordem de chegada!

Image

Calendário e Signos Tibetanos

O Calendário tibetano é um calendário lunisolar, regido por doze animas e cinco elementos. Você pode conferir seu signo na astrologia tibetana consultando a tabela ao lado, de acordo com seu ano de nascimento.

Tabela dos Signos da Astrologia Tibetana

Image

Confira mais detalhes sobre a comemoração do Ano Novo Tibetano no Espaço Tibet!

Image
Image
Image

Altar com Oferendas Tradicionais

Na véspera do Ano Novo Tibetano, bolos, doces, pães e frutas são oferecidos nos altares das famílias, que são lindamente decorados.

No Espaço Tibet nosso altar  também estará repleto de oferendas especiais.

Oferenda da Grande Lamparina

No ano novo tibetano costuma-se oferecer a grande lamparina, a qual cada pessoa pode alimentar com manteiga ou óleo para que queime de forma contínua.
Os tibetanos acreditam que a luz da lamparina inspira e desperta nossa própria lucidez e sabedoria interior.

Aqui no Espaço Tibet você poderá fazer suas preces e aspirações oferecendo óleo a nossa  grande lamparina.

Oferenda de Incensos

Uma das oferendas tradicionais dos tibetanos, a oferenda de incensos, é uma forma de se homenagear a sabedoria e criar energia positiva para as nossas mentes e o ambiente em que vivemos.

Aqui no Espaço Tibet haverão incensos que você poderá acender e oferecer.

Image
Image
Image

Oferenda de Farinha de Cevada - "Bô"

No ano novo tibetano costuma-se fazer a oferenda de “Bô”, a farinha de cevada e grãos. Segundo os tibetanos, esta atrai boa fortuna e fartura para o ano que se inicia.
Teremos aqui no Espaço Tibet esta oferenda também para que você possa participar.

Degustação de Khapses

Biscoito tradicional tibetano servido em datas especiais para atrair conexões positivas.

Degustação de Chang

Tradicional cerveja tibetana preparada de forma bastante artesanal a base de arroz ou cevada.

Image

2146 - Ano do Porco da Terra

O ano do Porco da Terra inspira um sentimento de abundância e leveza que poderá ser percebido em muitas áreas. Embora a falta de atenção com as finanças possa trazer perdas, a energia estabilizadora do elemento terra ajudará a reparar os danos. É um ano propício a dar uma parada e analisar o que foi realizado nos últimos anos e se preparar para se projetar de forma mais serena no novo ciclo que está iniciando.

Comemoração do Losar no Tibet:

Um mês antes da chegada do festival, as pessoas se concentram na limpeza completa de suas casas, que são lindamente decoradas.

As bandeiras de oração antigas são renovadas. Roupas novas são adquiridas para todos. Os oito diferentes símbolos auspiciosos são exibidos sempre que possível, representando as várias oferendas feitas pelos deuses ao Buda após sua iluminação.

Durante o Losar também se cozinha comida muito boa. No primeiro dia  geralmente as pessoas de uma família passam juntas e depois vão comemorar na comunidade. Nos mosteiros, os monges honram as divindades protetoras em rituais devocionais.

Image
Image
Os tibetanos consideram o Losar uma grande celebração. Oferecem katas (lenços tradicionais de seda branco com os oito símbolos de boa sorte) nos altares da família e nos mosteiros, geralmente dizendo o "Tashi Delek" como um cumprimento de bons auguros e prosperidade para o próximo ano.

A cultura tibetana recebe seus convidados com um coração amável e com excelente hospitalidade.